Desentupidoras Curitiba (41)3542-1000
Compare preços e serviços
de Desentupidoras em Curitiba!
Desentupidoras licenciadas com preços competitivos.
Desentupidoras licenciadas com preços competitivos.
Hidrômetros são aparelhos confeccionados para medição e indicação da quantidade de água que chega para determinada estrutura. São muito utilizados nas residências urbanas para controlar o volume de água que cada edificação recebe para controle das empresas prestadoras de serviços de saneamento básico.
Também conhecidos como medidor de água, os hidrômetros estão para a água, assim como o barômetro para os gases, ou ainda o termômetro para a temperatura.
É a partir deles que os usuários podem controlar seus gastos de água. Sendo que todo o volume de água utilizado é registrado pelo hidrômetro.
Esses aparelhos são indispensáveis para controlar o uso de água, e evitar surpresas nas contas, pois tanto a empresa quanto o usuário possuem controle sobre o montante de água a ser faturado.
Podemos encontrar dois tipos de hidrômetros nas edificações das cidades: os digitais e os analógicos. Os hidrômetros analógicos são amplamente mais comuns do que os digitais, por isso vamos focar mais em como estes funcionam.
Funcionando a partir de um básico sistema mecânico, hidrômetros analógicos possuem turbinas acionadas com a passagem da água por dentro da tubulação, fazendo com que uma hélice se movimente e acione o relógio. Possibilitando assim, o cálculo da quantidade de água que passou por ali.
Se você reparar bem, os hidrômetros possuem, geralmente, 6 dígitos: quatro pretos e dois vermelhos. Para efeito de monitoramento, os dígitos pretos são mais importantes para o usuário, enquanto os vermelhos conferem maior precisão para a análise, sendo assim mais utilizados pela prestadora do serviço.
Que a principal função do hidrômetro é o monitoramento do fluxo de água que chega até nossas residências nós já vimos, mas como realizar essa aferição?
Para fazer o controle do seu consumo de água, basta focar nos quatro dígitos pretos que falamos acima.
Primeiro anote o número que consta hoje. Após uma semana, basta subtrair o valor atual pelo que tínhamos anotado antes. Essa diferença indica o consumo semanal. O acompanhamento diário, além de trabalhoso, é desnecessário, visto que é mais interessante acumular o consumo de uma quantidade mais razoável de água.
Outro teste importante que pode ser feito com os hidrômetros é o que busca vazamentos. Basta abrir todos os registros de água de sua casa e fechar ou desligar bem todos os componentes que possam consumir água de alguma forma.
Observe o medidor e os números indicados por ele, pois se houver movimentação depois de um período, é um forte indício de que há vazamentos. A título de teste, faça isso quando for sair de casa por algum motivo. Na volta, confira se houve alguma modificação. Isso poderá indicar que ou o hidrômetro está com algum defeito, ou que há vazamentos em sua residência. Devemos fazer esse acompanhamento com regularidade, justamente para identificarmos prontamente injustiças na cobrança e/ou vazamentos de água.
Informações Importantes:
– Como verificar vazamentos (SANEPAR)
– Aplicativo Sanepar (SANEPAR)
– Centrais de Relacionamento (SANEPAR)
– Teleatendimento SANEPAR 0800-200-0115.
“Não espere mais! Proteja sua casa ou empresa agora mesmo.